Powered By Blogger

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Natal 2013



Parece que o tempo não dá tréguas e já é Natal. No decorrer da minha vida natal teve sempre um significado triste, melancólico. Minha formação cristã e política me levavam a ver na ressurreição de Cristo o momento de vida de vitória de conquistas e o nascimento de Jesus como o maior símbolo do capitalismo religioso. Todos comprando e distribuindo presentes e dando as sobras para os mais pobres os vulneráveis. Minha mãe também sempre carregou na tristeza as relações de natal e eu trouxe esse sentimento por uma vida toda.
2013 minha vida foi chacoalhada por inteiro. Revi valores, conceitos, sentimentos e me permiti rever questões religiosas e culturais. Destruir dentro de mim o velho e o antigo não foi fácil e ainda não terminei afinal não os escolhi, eles foram entrando e fazendo parte de mim desde pequena, não é assim que se faz! E assim, nesta revisão descobri o quanto é importante rever e cuidar de cada conceito que estudo aprendo e ensino, e continuo nada sabendo, agora ainda mais com minhas pequenas crianças em volta. Avó não são só carinhos e doces, também somos copiadas, é da vida aprender com exemplos dos com que convivemos.
Então o natal esse ano ficou feliz, perdeu a cara pelo menos dentro de mim de capitalismo que se sobrepõe á vida. É a comemoração da vida entre pessoas que amo é buscar o crescimento espiritual. Então fiz uma árvore linda verde, cheirosa de tuia e bolas vermelha e com cuidados de receber o sol e a água diariamente para se conservar fresca e viva até o dia 25 de dezembro.
Minha árvore é neste momento minha vida,  tem dois caules que representam minhas duas filhas amadas e cada bola colocada são minhas irmãs, meus irmãos, minhas amigas, meus amigos que pelo caminho foi me ajudando a crescer e a entender a vida. A terra minha mãe e meu pai que de tanto amor me mantiveram sempre a caminho e não desistindo nunca. O perfume que a tuia exala a cada toque do vento ou das mãos é a delicadeza do amor da Maria Fernanda, Ana Luiza e Lucas trouxeram para minha vida.
É natal.
E desta vez eu de verdade desejo um feliz natal.

2 comentários:

  1. Nunca curti o Natal. Mas quando o meu filho passava comigo eu sentia que tinha lógica a data natalina. Então te entendo.
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Pensei que tinha vindo parar a este blog por acaso, mas pensando bem não foi!
    Está tão divinalmente dito que me identifiquei completamente.
    Obrigada e um bom Natal também!

    ResponderExcluir